Buscar por
Fechar

Como escolher os melhores móveis para casas e apartamentos pequenos?

Como escolher os melhores móveis para casas e apartamentos pequenos? postado em 04/10/2021

Com o crescimento das cidades, casas e apartamentos pequenos vêm se tornando cada vez mais comuns. A tendência, que acompanha o ritmo de vida acelerado e moderno das novas gerações, promete praticidade e até mais agilidade na hora limpeza, mas exige planejamento e um bom uso do espaço na hora de escolher móveis e decorar ambientes.

A boa notícia é que, mesmo com a metragem reduzida no imóvel, não é preciso perder em estilo nem em conforto: basta ir atrás de soluções mais práticas e criativas. Quer aprender  a escolher móveis para o seu apartamento pequeno de modo a criar composições que valorizam de verdade os cômodos? Então continue lendo!

Comece pelos móveis maiores

Esta primeira dica pode parecer óbvia, mas faz toda a diferença na hora de escolher móveis para casas e apartamentos pequenos. Em cada cômodo, se pergunte: qual será o móvel que vai ocupar mais espaço neste ambiente? No quarto, por exemplo, temos a cama e o armário. Entre os móveis para a sala, temos o sofá, que ocupa bastante espaço, e também o rack e/ou a estante, por exemplo. Até o banheiro pode ganhar um armário para banheiro!

Conheça cada centímetro do ambiente

Trena na mão? Ótimo, pois é hora de medir seus espaços! Depois de comprar os móveis “grandes”, aqueles que ocupam a maior área do cômodo, você precisa saber exatamente quanto espaço tem para o restante dos móveis e itens de decoração. Não se esqueça, também, de medir portas e corredores – no caso de apartamentos, não só do seu espaço privativo, mas também do prédio. Isso ajuda a evitar imprevistos na hora de trazer seus móveis novos para dentro de casa.

Invista em peças-chave multifuncionais

Os móveis versáteis e multifuncionais são as escolhas ideais para imóveis com metragem reduzida! Sofás-cama, puffs baú, camas box com baú, banquinhos que funcionam tanto como assento quanto como mesa lateral, estantes com painel de TV giratório: há uma série de opções de móveis multiuso que podem fazer toda a diferença em apartamentos e casas pequenas. Com peças assim, você duplica a utilidade do espaço, garantindo um aproveitamento muito melhor de cada metro quadrado.

Dobráveis e retráteis: seus novos melhores amigos

Não estamos exagerando ao dizer que estes móveis serão seus novos melhores amigos! Com eles, é possível, por exemplo, transformar a sala de estar em quarto de hóspedes, um quarto em home office e assim por diante. Uma opção charmosa é a mesa dobrável multiuso: um armário de parede que, quando aberto, se transforma em uma mesa ideal tanto para refeições quanto para trabalho. Incrível, não é?

Facilite a circulação

Na hora de medir os espaços, não esqueça que, acima de tudo, sua casa precisa ser funcional! Por isso, é essencial considerar os espaços necessários para a circulação. Neste sentido, uma dica prática para apartamentos pequenos é evitar a mesa de centro. Prefira investir em um rack e/ou buffet suspenso que, além de cumprir seu papel, ainda garante um espaço extra embaixo para banquinhos, puffs ou caixas organizadoras. 

Aproveitando o espaço vertical

Em apartamentos pequenos, não tenha medo de usar e abusar de nichos, prateleiras e armários suspensos. Eles são sinônimo de organização, decoração e otimização de espaço! Além disso, você ainda pode usar organizadores dentro dos armários e optar por móveis que tenham sempre muitas gavetas e portas para “esconder” o máximo de objetos que conseguir.

Outra dica de como usar o espaço vertical é instalar a televisão em um painel de TV em vez de apoiá-la no rack. Desta forma, deixando a TV na parede, você ganha mais espaço na sala de estar.

Qualidade e usabilidade em primeiro lugar

Por fim, uma dica que não poderíamos deixar de mencionar é o minimalismo. Aplicável a qualquer ambiente, ele é indispensável no caso das casas e apartamentos pequenos. Sendo assim, opte por móveis que tenham real utilidade pra você e que sejam duráveis. Em outras palavras, não acumule: faça escolhas estratégicas e essenciais, porque menos é mais.

Fazendo as escolhas certas, é possível sim ter uma casa ou apartamento pequeno sem abrir mão da funcionalidade, do conforto e do bom gosto. Lembrando que não há regras absolutas: o mais importante é que o ambiente reflita a sua personalidade!

Curtiu essas dicas? Então compartilhe esse post com seus amigos que estão decorando ou redecorando uma casa ou apartamento pequeno! Ah, e não esqueça de conferir o site da Multimóveis para encontrar os móveis ideais para ambientes de todos os tamanhos!

Receba nossa Newsletter

Multimóveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

continuar e fechar