Buscar por
Fechar

Cuidado e durabilidade: dicas para conservar seus móveis

Cuidado e durabilidade: dicas para conservar seus móveis postado em 04/10/2021

Depois de planejar e montar os ambientes perfeitos em casa – um processo delicioso, mas que requer tempo e dinheiro – o que mais queremos é que ele se mantenha bonito e conservado por bastante tempo. E, quando o assunto é conservação de móveis, o cuidado é o melhor amigo da durabilidade!

Para que seus móveis tenham aspecto de novo por mais tempo, não tem mistério. Basta seguir algumas dicas simples relacionadas ao uso correto e à limpeza adequada de seus móveis para que a durabilidade se estenda por muito mais tempo.

Confira as dicas que separamos abaixo!

Cuidados de uso

Os cuidados de uso são práticas diárias que favorecem a durabilidade dos móveis e ajudam a protegê-los da umidade, do calor e de outros fatores que podem desgastar os materiais. Se liga só:

 

  • Tudo começa na montagem

Se você opta por montar seus móveis, é importante seguir à risca o manual de instruções do fabricante! Desta forma, você evita forçar ou danificar as peças durante a montagem.

  • Xô, umidade!

A umidade é uma das maiores inimigas da durabilidade de móveis! Sendo assim, proteja seus móveis do contato direto com a água e, se algum líquido for derramado acidentalmente neles, seque o mais rápido possível.

Além disso, deixar o ambiente ventilado é essencial, principalmente nas estações mais úmidas. Uma dica incrível para móveis que ficam em cômodos que concentram umidade, como armários para banheiro, é afastar a peça da parede. Esta ação simples promove a circulação do ar e evita o surgimento de mofo. Prático, não é?

  • Luz solar, só indiretamente

Você sabia que o sol pode manchar seus móveis, deixando-os com um aspecto envelhecido? Isso acontece porque o calor do sol reage com o material (principalmente no caso de mobiliários amadeirados), o que pode levar a alterações na aparência do móvel. O mesmo acontece quando esquecemos de proteger mesas de panelas e formas quentes, por exemplo.

Para evitar este tipo de avaria, permita contato apenas com a luz indireta do sol, fechando janelas e cortinas em horário de pico, e use sempre suportes térmicos ao levar louças quentes para a mesa.

  • Cuidado com o excesso de peso

Esta dica é essencial para armários, estantes e prateleiras! Ao decorar ambientes, busque sempre distribuir o peso de maneira uniforme em móveis de madeira para que o material não entorte. Além disso, é importante investir em móveis de qualidade, como os da Multimóveis!

  • Periodicamente, faça um check-up nos parafusos

É normal que parafusos e outros ajustes afrouxem com o tempo, principalmente em móveis com portas e/ou gavetas. Sendo assim, de tempos em tempos, pegue ferramentas adequadas e aperte os parafusos para recuperar a “firmeza” original do móvel.

Cuidados de limpeza

Além dos cuidados de uso, que detalhamos acima, é preciso ter atenção na hora de limpar seus móveis! Você sabia, por exemplo, que nem todo produto de limpeza é indicado para higienizar a mobília? Confira as dicas que separamos:

  • Escolha os produtos certos!

Não se engane: produto de limpeza não é tudo igual! Na hora de limpar os seus móveis, evite produtos abrasivos. Na maior parte das vezes, um pano úmido – nunca encharcado! – só com água ou com uma solução de água e sabão neutro já é o suficiente.

Se preferir, você pode usar um lustra-móveis que, além de devolver o brilho natural da peça, ainda cria um tipo de película protetora que evita o acúmulo de poeira e, muitas vezes, é perfumado. A única contraindicação do produto vai para o caso de móveis que você pode querer pintar no futuro, pois esta película protetora pode dificultar a pigmentação.

Em alguns casos – como na limpeza de vidros – você pode até usar álcool na limpeza. Se, porém, o móvel for pintado, envernizado ou laqueado, é importante testar em uma parte pouco visível se o álcool não desbota ou danifica a cobertura antes de utilizá-lo na limpeza.

  • Cuidado com os panos

O ideal é que você tenha um pano macio, de preferência de flanela ou microfibra, que seja exclusivo para a limpeza de móveis. Isso porque panos sujos, muito usados ou pouco macios podem riscar a sua mobília e causar danos irreparáveis! Outros materiais que devem ser evitados são a parte verde da esponja e as palhas de aço: mantenha-as longe dos móveis, combinado?

  • Vixe, manchou!

Manchou? Calma, nem tudo está perdido! Em caso de manchas, o indicado é usar uma esponja macia com detergente neutro diluído em água. Se o móvel for revestido, busque passar a esponja no sentido da textura para preservar o padrão original. Em seguida, seque imediatamente com um pano limpo e seco.

Caso a mancha não saia desta forma, o mais indicado é entrar em contato com uma empresa especializada em higienização e restauração de móveis e/ou estofados.

  • Cuidado com a ferrugem em partes metálicas

É muito comum que dobradiças, corrediças e, em alguns móveis, pés e pegadores tenham partes metálicas. Estes materiais merecem um cuidado especial para evitar a ferrugem! A dica é evitar a umidade e não usar produtos abrasivos nem produtos com cloro ou similares nos metais.

Se você mora em regiões litorâneas, redobre os cuidados: a maresia afeta bastante os metais. Uma dica interessante é usar um pincel de cerdas macias para tirar a poeira que se acumula nos “cantinhos”.

 

Viu só? Com estas dicas nada complicadas, você consegue cuidar melhor dos seus móveis e, assim, fazer com que eles durem muito mais e tenham sempre aspecto de novos.

 

Curtiu esse conteúdo? Então compartilhe com alguém que também vai gostar de aprender a conservar melhor seus móveis e não deixe de acessar o site da Multimóveis para conferir as novidades!

Receba nossa Newsletter

Multimóveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

continuar e fechar